Nossa história

Sobre o Faça Memórias

O Faça Memórias é um programa que faz uso da arte e das obras expostas em museus como meio de favorecer as velhices em todas suas maneiras de envelhecer.


A arte e as atividades artísticas propostas são elaboradas com o olhar da Arteterapia e da Arte Reabilitação e tem o intuito de resgatar a história pessoal dos participantes enquanto oferece estímulos cognitivos através do olhar e do fazer artístico.


Para exercitar o pensamento e melhorar a qualidade de vida dos idosos que buscam novas maneiras de manter a mente ativa, o Faça Memórias oferece o conhecimento de temas relacionados a História da Arte e de seus principais artistas por meio de atividades criativas, para engrandecer e favorecer o envelhecer.

Respeito ao indivíduo

História da Arte, mestres da pintura universal, história pessoal, coletividade, exposição de arte, memórias e afetos fazem parte desta proposta que tem como objetivo potencializar o momento de viver a velhice a ajudar outras idades a pensarem nela.

Um pouco da nossa história

Em 2007 as arteterapeutas e arte-reabilitadoras Cristiane Tenani Pomeranz e Juliana Naso se unem para oferecer a um Museu, na cidade de São Paulo a ideia de trabalhar a arteterapia e a arte reabilitação física e cognitiva para pessoas com deficiências diversas.


Na época, acolhidas por uma diretoria e educativo com olhar inclusivo, o Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia, MuBE abre seu atelier para o Arte&Inclusão cujo desdobramento dá origem ao Faça Memórias. Inspirado no Meet me at MOMA do museu de Nova York, o programa surge com o propósito de acolher idosos com demência, excluídos do convívio social em um espaço cultural onde a obra de arte exposta servirá de estímulo cognitivo a quem se perde na falta de atenção causada por algumas patologias agravadas com o envelhecimento.


Em 2011, agraciados pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, o Faça Memórias atende gratuitamente 43 idosos com demência e seus cuidadores.


Esta foi a primeira experiência do Faça Memórias com Leis de Incentivo à Cultura o que nos fez perceber que este seria um meio de expandir o programa.


Desta forma, em 2020/2021 o Faça Memórias atinge 1041 pessoas, de maneira presencial e remota. Para todos os tipos de velhices, para quem busca pensar no processo de envelhecimento, o Faça Memórias se faz potente. Em 2023, mais uma vez, estamos prontos para trabalhar a Arte e a Cultura gratuitamente para um público amplo e interessado em ampliar conhecimentos, aprender sobre a História da Arte enquanto pensa no processo de envelhecimento através de um mundo criativo e interessante.

Sobre Cris Pomeranz

Cristiane Tenani Pomeranz é Arteterapeuta pelo Instituto Sedes Sapientiae (SP), Arte Reabilitadora pela Associação de Assistência à Criança Deficiente, AACD, Mestre em Gerontologia Social pela PUC- SP e Produtora Cultural, Professora convidada da Especialização de Gerontologia do Instituto Einstein de Ensino e Pesquisa e Professora na Pós em Arte-Reabilitação do Instituto Faces.


É Idealizadora e coordenadora do Faça Memórias projeto que acontece em espaços culturais na cidade de São Paulo e que faz uso da arteterapia como estímulo de cognição, socialização e resignificação de velhices. Autora do livro "Poética da Velhice".


Possui experiência prática no trabalho em Centro Dia, é colaboradora do Portal do Envelhecimento onde escreve no Blog Poética da Velhice.

Share by: