
Acessibilidade
Quebrando barreiras
O Faça Memórias é inclusivo por acolher toda diversidade de pessoas e todos os tipos de velhices.
Não poderia ser diferente, pois foi desta maneira que aprendemos a caminhar.
O Faça Memórias teve sua origem quando duas amigas arte terapeutas e arte-reabilitadoras, Cristiane Pomeranz e Juliana Naso, se juntam para levar seus conhecimentos para dentro de um espaço cultural formando em 2007 o Atelier Arte&Inclusão que tinha a proposta de trabalhar a arte como estímulo cognitivo e motor. Desta maneira, favorecíamos a reabilitação das pessoas com deficiência que nos procuravam. E foram muitos que estiveram em nosso caminho.
Sempre entendemos a inclusão como algo óbvio já que o mundo é para todos e não somente para alguns.
O Faça Memórias procura continuar e honrar os ensinamentos transmitidos por Ana Alice Francisquetti, artista plástica, arte terapeuta, arte-reabilitadora e escritora de diversos livros e estudos de arte-reabilitação, que tem a vida dedicada às pessoas com deficiência. Foi com ela que aprendemos a ser quem somos.
E como diz Mario Quintana no seu “Poeminho do Contra”:
Todos esses que aí estão
Atravancando meu caminho,
Eles passarão...
Eu passarinho
EMEBS Helen Keller - SP Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Helen Keller
Hoje o mar da Ana Alice Francisquetti era todo silêncio. Não se ouvia as ondas, nem tão pouco o quebrar da onda nas pedras. Não se ouvia nada, mas no silêncio desta manhã pudemos perceber tudo e se emocionar com os tantos adolescentes envolvidos no Faça Memórias. Nossa história está sendo contada nesse mar que um dia resolvemos mergulhar. Arteterapia e a ArteReabilitaçao mostrando que viver é para todos. Feliz demais com toda essa imensidão. Nosso profundo agradecimento à artista por nos mostrar caminhos e por nos presentear com a profundidade da sua obra. E no silêncio percebemos o amor transbordar na imensidão deste mar.